Institucional

Institucional

O DETRAN

O atual Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) foi criado em 1903 - quando era então chamado de Diretoria do Serviço de Trânsito - com a função de disciplinar o trânsito.

Entre suas principais funções, o Detran presta serviços à sociedade civil no que é referente a informações sobre direitos e transações de veículos, emissões e renovações de CNHs (Carterias Nacionais de Habilitação), além de controle de multas de trânsito, entre outras atividades.

Então, fica sob responsabilidade do órgão supervisionar e fiscalizar os exames de habilitação, assim como expedir a CNH aos motoristas residentes no Estado de São Paulo. É o Detran também quem supervisiona o registro, o licenciamento e emissão do certificado de registro de veículos da frota de automóveis no Estado.

As campanhas educativas de trânsito, assim como cursos e programas referentes ao tema são feitos pelo Detran-SP, que também é quem planeja e supervisiona a implantação de sinalização luminosa e gráfica dentro do plano diretor de trânsito das cidades paulistas.

Outro serviço prestado é o controle de apreensão e liberação de veículos e documentos no Estado. O Detran também apura as infrações penais praticadas com automóveis de autores desconhecidos ou incertos, além de fiscalizar a falsidade de documentos de veículos e condutores.

E, baseado no Código de Trânsito Brasileiro, é responsável por aplicar e julgar as penalidades por infrações, com exceção das conferidas aos Órgãos Executivos Municipais de Trânsito, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar.



O CORPO DE BOMBEIROS

Esta é uma história que começou há mais de 150 anos e que durante largos períodos teve como principais ingredientes o espírito de sacrifício, a coragem, o heroísmo e a vontade de ajudar ao próximo.

Hoje, felizmente, a moderna tecnologia veio se somar àquelas virtudes, dando uma nova conotação ao trabalho muitas vezes anônimo, porém, simplesmente imprescindível, do bombeiro.

Assim, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo continua a escrever páginas recheadas de belos exemplos de dedicação, profissionalismo e eficiência.


Missão, Visão e Valores

MISSÃO

ATUAR COMO COORDENADOR DO SISTEMA ESTADUAL DE EMERGÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, PROVENDO PROTEÇÃO E RESPOSTA IMEDIATA A EMERGÊNCIAS DE INCÊNDIO, SALVAMENTO E RESGATE. 

VISÃO

SER MODELO DE EXCELÊNCIA PELA GESTÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE BOMBEIRO PRESTADOS, COM MÁXIMA CONFIABILIDADE SOCIAL.

VALORES