Institucional

Museu do Corpo de Bombeiros

Venha conhecer um pouco da nossa história!

Inaugurado em 10 de março de 2005, com o intuito de preservar a história do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, desde sua criação em 1880, com materiais, fotos, documentos e equipamentos, buscando descrever a trajetória da instituição e retratar a evolução dos equipamentos e dos serviços de bombeiros prestados a comunidade paulista.

Localizado no número 2.329 da Rua Domingos de Moraes, na capital, o casarão vermelho esconde verdadeiras relíquias. É o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros. O prédio foi construído em 1927 por um engenheiro italiano e pertenceu à família Caruso. Em estilo art noveau, a construção é toda revestida de mármore e possui lustres de cristal e grandes vitrais. Em seus compartimentos, pode-se ver um pouco da história da instituição.

Na entrada, um carro vermelho do Corpo de Bombeiros que utilizava tração animal chama a atenção. Destaque também para o escafandro utilizado durante as décadas de 50, 60 e 70 do século passado e um extintor de incêndio de metal.

O subtenente Baroni, um dos responsáveis pelo espaço, explica que os objetos expostos estavam espalhados pelo Estado. “Muitos bombeiros, alguns até aposentados, ajudaram na formação deste acervo”, diz.

Outro objeto que impressiona quem visita o local é o Submersível. Trata-se um minissubmarino muito utilizado no Caribe e que foi empregado pelos bombeiros de São Paulo em tanques de mergulho.

Fotos históricas que marcaram a história da capital paulista, como os incêndios dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida, podem ser vistas. Subindo as escadas, há um espaço lúdico para crianças e adultos. São réplicas de caminhões e de automóveis de todo o mundo. O visitante também pode ver quepes, capacetes e insígnias de alguns corpos de bombeiros, como o de Nova York. Para finalizar o passeio, nada melhor do que uma sessão de cinema com as imagens de bombeiros do início do século passado.