Institucional

Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros

A volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade da sociedade moderna exigem das organizações uma busca contínua por adaptação às mudanças.
As organizações públicas não podem se colocar alheias a esta realidade, devendo prover acesso a serviços de alta qualidade a todos os seus cidadãos, promovendo a difusão territorial das principais políticas públicas.
Assim, a descentralização visa reduzir as desigualdades regionais, o chamamento a participação e inserção do cidadão nas soluções por meio da ampliação das parcerias com a sociedade civil e com o setor privado. Inovação e eficiência também devem pautar o gestor público, otimizando os gastos e adotando novas tecnologias.
Dessa forma, a gestão do Corpo de Bombeiros coloca o foco da Instituição na proteção da vida, do meio ambiente e de tudo o que ao ser humano é caro e insubstituível, preservando os seus sonhos e velando para que as gerações futuras possam herdar os frutos do trabalho de seus ancestrais em um ambiente sustentável, mais justo e igualitário.
Consequentemente, o Corpo de Bombeiros, no seu papel de Coordenador do Sistema Estadual de Atendimento às Emergências de São Paulo, atuando na Pronta Resposta às Emergências, nas atividades de Segurança Contra Incêndio, Prevenção de Afogamentos e Proteção a Banhistas no litoral, nos grandes balneários e na Educação Pública com foco na redução de acidentes e vítimas, faz o Corpo de Bombeiros a prontidão em 248 mil quilômetros quadrados de área territorial e 22 mil quilômetros quadrados de superfície marítima, surge assim o conceito PRONTIDÃO 270.
O Planejamento Estratégico 2021-2023, elaborado de forma participativa, envolvendo Oficiais e Praças que representam todos os postos e graduações, das mais diversas idades, mulheres e homens, construíram este verdadeiro pacto de gerações para bem servir a todo estado de São Paulo.