Institucional

Viaturas Históricas

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UT – 26 (Utilitário)
Este veículo de origem nacional, foi um dos precursores da mecanização das atividades do Corpo de Bombeiros do 6º Grupamento – Cubatão de 1973 a 2005, sendo julgado, objeto indispensável à manutenção de sua memória, foi gentilmente doado ao CSM/MOpB para restauração e incorporação ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. UT – 26 / Ford – Jeep Willys / 1973
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UR – 300 (Unidade de Resgate)
Veículo fabricado na Flórida, E.U.A. essa viatura tornou – se um ícone em termos de resgate pelas suas qualidades e admiração de seu design, prestou serviços de 1993 a 2004 no 5º GB atendendo a ocorrências nos municípios de Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã e Francisco Morato. Com a aquisição de viaturas mais modernas, foi gentilmente doada ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros para a manutenção de sua memória. UR – 300 / Ford Wheeled Coach – 1993
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AR – 08 (Apoio a Resgate)
Em abril de 2002 foram adquiridas 22 ( Vinte e duas ) viaturas tipo Ambulância de marca General Motors – Chevrolet, modelo S-10 denominada AR ( Apoio a Resgate ), utilizada como viatura de suporte no atendimento de vítimas; e, anualmente nos períodos de dezembro a abril eram destinadas a utilização em operações de verão no litoral Paulista para transporte de vítimas de afogamentos e outros traumas.
Em 2008, com aquisição de viaturas mais modernas, foram transferidas para Unidades Básicas de Saúde ( UBS’s ) da Polícia Militar, sendo a AR-08 doada para compor a frota do Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros para a manutenção de sua memória. AR – 08 / General M / S 10 – 2002
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AG – 07 (Auto Guincho)
Veículo fabricado na cidade de Hamburgo, dotado de guincho “Heros” com capacidade de levantamento de uma carga superior a 15 toneladas, muito utilizado na época para retirar tanques de guerra de atoleiros na antiga Alemanha Ocidental. O tempo em que esteve em operação no 1º GBS ( Cambucí ), atualmente 1º Grupamento de Bombeiros, foi muito utilizado em remoções de veículos pesados em ocorrências de colisões, capotamentos e etc. Restauração realizada pelo CSM/MOpB e posteriormente incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AG – 07 / Mercedes Benz – 1967
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SK – 01 (SNORKEL)
Veículo fabricado em Indiana, E.U.A. essa viatura foi uma das primeiras plataformas a entrar em operação em São Paulo, fora adquirida pela prefeitura de São Bernado do Campo, prestou serviços de 1972 a 1992 em atendimento a ocorrências de grande vulto, sendo extremamente útil no combate ao grande incêndio a fábrica da VW na década de 70. Esta viatura inicialmente possuía uma bomba de incêndio a querosene, a qual era acionada por uma manivela e corria encima de trilho, localizado atrás da cabine, ela foi substituída quando da troca do motor original, um Caterpille, por um motor Scania 112.
Em Nov/1992 foi gentilmente doado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. SK – 01 / Ford – 1972
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CM – 11 (Cavalo Mecânico)
Veículo de origem nacional. Prestou serviços de 1953 a 1993 na área do 3º Grupamento de Bombeiros, zona leste de São Paulo, em atendimento a emergências de grande porte; levando, mediante seu reboque, água para suprir nossos Auto Bombas. Restauração realizada pelo CSM/MOpB e posteriormente incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. CM – 11 / Scania Vabis – 1963
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TP – 07 (Transporte de Pessoal)
Este veículo de origem nacional, prestou serviços no 8º Grupamento de Bombeiros desde 1974, sendo utilizado pelo diretor de serviços no acompanhamento das ocorrências no município de Santo André – SP até 1990, e posteriormente incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. TP – 07 / Chrysler / Dodge Dart Coupê Luxo / 1974
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TP – 140 (Transporte de Pessoal)
Veículo de origem nacional. Essa viatura, fora adquirida pela prefeitura de Ribeirão Preto, sendo utilizada como Viatura de Policiamento de Área, servindo ao 12º BPM/M com Registro Operacional M-12313; com aquisição de novas viaturas para o Policiamento, em agosto de 1988 foi transferida para execução de serviços administrativos do Corpo de Bombeiros do 13º GB, região de São José do Rio Preto, onde permaneceu por duas décadas. Em agosto de 2008, foi gentilmente doado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. TP – 140 / VW – 1986
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TP – 160 (Transporte de Pessoal)
Veículo de origem nacional. Essa viatura, fora adquirida pela prefeitura de Botucatú, prestou serviços de 1986 a 2004, sendo extremamente útil para execução de serviços administrativos. Em Março de 2004, foi gentilmente doado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros.

TP – 160 / VW – 1986
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TP – 275 (Transporte de Pessoal)
Veículo de origem nacional. Esta viatura, fora transformada em 1977 em cima de um chassi VW sedan 1973, recebendo uma carroceria de fiberglass tipo buggy, tal transformação deu-se devido a criação do Posto de Bombeiros Guarapiranga para patrulhamento de praia e transporte de embarcações. Restauração realizada pelo CSM/MOpB e posteriormente incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros.

TP – 275 / VW – 1973
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AQ – 01 (Auto Químico)
Veículo fabricado na Flórida, E.U.A. essa viatura tornou – se um ícone em termos de resgate pelas suas qualidades e admiração de seu design, prestou serviços de 1993 a 2004 no 5º GB atendendo a ocorrências nos municípios de Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã e Francisco Morato. Com a aquisição de viaturas mais modernas, foi gentilmente doada ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros para a manutenção de sua memória. UR – 300 / Ford Wheeled Coach – 1993
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AQ – 02 (Auto Químico)
Veículo fabricado em Michigan, E.U.A. Prestou serviços de 1953 a 1998 em atendimento a emergências com produtos perigosos na empresa ” Petrobras” ( Refinaria Capuava ), área do 8º Grupamento de Bombeiros, região do grande ABC. Em Set/1998 foi gentilmente doado ao Bombeiro e posteriormente incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AQ – 02 / Ford – 1953
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AB – 01 (Auto Bomba)
Esta viatura é carinhosamente conhecida no Corpo de Bombeiros como "Vovózinha" pelo o estilo do "Design" e por ser uma das viaturas mais antigas do Acervo Histórico.
A bomba de incêndio deste veículo é uma "Hatfield Inglesa" com pistão de ação dupla, tendo como fonte de energia uma caldeira a vapor que utilizava lenha como combustível. Este equipamento trabalhou em uma carroça puxada a tração animal e posteriormente foi adaptado neste chassi International EUA-1930, prestando excelentes serviços até 1963 na cidade de Campinas. AB – 01 / International / 1930
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AB – 02 (Auto Bomba)
Fabricado em Nova Iorque – EUA. Apelidado de "Volta ao Mundo" por ter sido montado com tecnologia de vários paises. Sua história se fez com participações ativas em todos os grandes incêndios que atingiram a capital de São Paulo sempre com ótimo desempenho e confiabilidade. Em 1.970 também serviu como plataforma no transporte dos atletas vencedores da Copa do Mundo (Pelé e companhia). Prestou serviços até 1.992. Restauração realizada pelo CSM/MOpB e incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AB – 02 / Mercedes Benz – 1965
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AB – 16 (Auto Bomba)
Veículo de origem nacional, dotado de uma cabine inteiramente em aço, motor diesel tipo D-11 de 6 cilindros e 195 HP de potência, caixa de câmbio e caixa auxiliar sincronizada e freios a ar sistema Bendix – Westinghouse. Curiosamente ganhou o apelido de “Cabeça de Macaco” em virtude de sua cabine dupla e seu “focinho” lembrar o animal. Prestou serviços até 1989 com ótimo desempenho e confiabilidade na área do 10º Grupamento de Incêndio na região de Marília. Restauração realizada pelo CSM/MOpB e incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AB – 16 / Scania Vabis– 1968
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AB – 36 (Auto Bomba)
Este Auto Bomba "Américan La France" fabricado nos EUA em 1936, nos remete a uma fase "romântica" do Corpo de Bombeiros de São Paulo, na qual foram lapidados os mais puros ideais de abnegação e cumprimento do dever, tão presentes em toda carreira do grande Comandante. O Cel. Eduardo Assumpção, falecido em abril de 1994, alcançou a mais alta posição da Polícia Militar "Comandante Geral" e, tendo comandado o Corpo de Bombeiros de 1989 até 1991 , deu início ao mais intenso processo de reequipamento e atualização tecnológica já vista na corporação. Restauração realizada pelo CSM/MOpB e incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AB – 36 – Américan La France – 1936
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AB – 54 (Auto Bomba)
Esta viatura foi fabricada nos Estados Unidos no ano de 1951 e tem como principal característica a frente alongada com curvas marcantes, típica dos veículos ford da época. Com motor Rochet e uma potente bomba de incêndio (Waterous) o "Big Job", como é conhecido este Auto Bomba, teve uma brilhante atuação no combate à incêndios no tempo em que trabalhou no município de São Carlos e com aquisição de novos equipamentos foi gentilmente doado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AB – 54 / Ford Big Job F7 – 1951
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AB – 63 (Auto Bomba)
Este Auto Bomba "GMC", fabricado em Nova Iorque-EUAem 1974, é dotado de motor Detroit (Marítimo) e bomba de incêndio com capacidade de 1000 GPM, além de um reservatório de 3800 litros. Entrou em operação no ano de 1975, um período conhecido como “Pós Andraus e Joelma”, trazia consigo um considerável avanço tecnológico que vinha ao encontro da reestruturação nacional dos serviços de Bombeiros que então acontecia. Até hoje é lembrado com orgulho por aqueles que o dirigiram, pela beleza de seus detalhes cromados e seu Design arrojado para o padrão das viaturas da época. Em 1993 após excelentes serviços prestados, foi incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AB – 63 / GMC – 1974
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AB – 117 (Auto Bomba) "Butterfly"
Esta viatura, fabricada em Nova Iorque-EUAem 1957, é dotada de motor Detroit diesel, conhecido como GM (Marítimo), sua bomba de incêndio tem capacidade de 500 GPM, possui também um reservatório de 3.400 litros. Até hoje é lembrada com orgulho por aqueles que a dirigiram, pela beleza de seus detalhes, e seu design arrojado para o padrão das viaturas da época. Esta viatura possui o simpático apelido de “Borboleta” em virtude de suas tampas de motor que, quando abertas, lembram o inseto. Após excelentes serviços prestados na região de Campinas, foi incorporada ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AB – 117 – "Butterfly"
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AB – 138 (Auto Bomba)
Esta viatura "Auto Bomba GMC", fabricada em Nova Iorque-EUAem 1975, adquirida no período pós Andraus e Joelma, apresentou considerável avanço tecnológico, compatível com a reestruturação dos serviços de bombeiros a nível nacional que então se dava. É dotada de motor Detroit (Marítimo) e bomba de incêndio com capacidade de 1000 GPM, além de um reservatório de 3. 800 litros. Enchia de orgulho seus motoristas pela beleza de seus detalhes e seu design arrojado para o padrão das viaturas da época. Após excelentes serviços prestados na região de Santo André ( 8º Grupamento de Bombeiros ), em 2001 foi incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AB – 138 / GMC – 1975
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AE – 01 (Auto Escada)
Esta viatura de origem Alemã, adaptada com motor diesel de 8 cilindros e potência de 200 HP é dotada de escada guincho, confeccionada em aço com alcance de 44 metros, suportando uma carga superior a 2000 kg , e seu acionamento se faz por sistemas hidráulico. Atuou no combate aos incêndios dos edifícios Andraus e Joelma na cidade de São Paulo; em 1980, foi movimentada para as regiões de Rio Claro e Ribeirão Preto onde permaneceu até 1996, sendo então destinada a restauração e movimentação para o Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AE – 01 / Magirus Deutz / 1965
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AE – 03 (Auto Escada)
Esta viatura de origem Alemã, trouxe das terras germânicas a qualidade da famosa fábrica de carros e equipamentos de bombeiros ( Magirus Deutz ) que lhe permitiu operação por mais de três décadas. É dotada de escada guincho, confeccionada em aço, com alcance de 40 metros, suportando uma carga superior a 1000 kg , e seu acionamento se faz por sistema hidráulico, esteve em operação até 1994 na região do grande ABC (Santo André), posteriormente destinada ao CSM/MOpB para restauração e movimentação para o Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros.

AE – 03 / Magirus Deutz / 1958
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AE – 05 (Auto Escada)
Esta viatura de origem Alemã, adaptada com motor diesel de 8 cilindros e potência de 220 HP é dotada de escada guincho, confeccionada em aço com alcance de 45 metros, suportando uma carga superior a 2000 kg , e seu acionamento se faz por sistema mecânico. Atuou no combate aos incêndios dos edifícios Andraus e Joelma na cidade de São Paulo; em 1980, foi movimentada para a região de Rio Claro onde permaneceu até 1996, sendo então destinada a restauração e posteriormente encaminhada para o Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AE – 05 / Magirus Deutz / 1967
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AE – 08 (Auto Escada)
Esta viatura de origem nacional, é dotada de escada guincho, confeccionada em aço com alcance de 30 metros, suportando uma carga superior a 2000 kg, e seu acionamento se faz por sistemas hidráulico. Atuou no combate aos incêndios dos edifícios Andraus e Joelma na cidade de São Paulo. Em 1996, foi destinada a restauração e posteriormente movimentada para o Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AE – 08 / Mercedes Benz / 1967
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AE – 09 (Auto Escada)
Esta viatura de origem Alemã, adaptada com motor diesel de 8 cilindros e potência de 220 HP, é dotada de escada guincho com plataforma de trabalho, confeccionada em aço com alcance de 30 metros, suportando uma carga superior a 2000 kg e como plataforma até 200 kg, e seu acionamento se faz por sistemas hidráulico. Atuou no combate aos incêndios dos edifícios Andraus e Joelma na cidade de São Paulo; em 1980, foi movimentada para a região de São José do Rio Preto onde permaneceu até 1996, sendo então destinada a restauração e posteriormente movimentada para o Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AE – 09 / Magirus Deutz / 1967
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AE -11 (Auto Escada)
Este veículo de origem Alemã, adaptado com motor diesel, é dotado de escada confeccionada em madeira com alcance de 30 metros, sendo acionada por sistemas mecânico ou manual; conserva ainda o seu dispositivo sonoro de advertência ( Sino de Bronze ) e pneus maciços, sendo totalmente restaurado pelo CSM/MOpB e dedicado na época em homenagem ao Ex-Comandante “Cel. PM João Antonio Braz Neto” pelo seu elevado grau de desempenho e brilhantismo no período em que esteve no comando deste centro. AE – 11 / Magirus Deutz / 1911
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AE – 12 (Auto Escada)
Veículo de origem Alemã, considerado o mais avançado de sua época, um dos últimos caminhões a gasolina fabricado pela Mercedes Benz.
O levantamento de carga mediante o mecanismo de elevação da escada já suportava uma carga superior a 300 kg sem esteio e a mais de 2.000 kg com esteio e atingia uma altura 30 metros, sua capacidade de suportar só era possível pela estrutura de sua escada ser confeccionada com madeiras da mais alta qualidade das florestas Germânica. Restauração realizada pelo CSM/MOpB e posteriormente incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AE – 12 / Mercedes Benz – 1928
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AE – 46 (Auto Escada)
Esta viatura de origem Alemã, trouxe das terras germânicas a qualidade da famosa fábrica de carros e equipamentos de bombeiros ( Magirus Deutz ) que lhe permitiu operação por mais de três décadas, atendendo as cidades de Presidente Prudente, Araçatuba e Birigui, na região do 14º GB, em ações de combate a incêndios e salvamentos em edificações elevadas cujas alturas superavam a 40 metros. É dotada de escada guincho, confeccionada em aço, e seu acionamento se faz por sistema hidráulico, esteve em operação até 2006, posteriormente destinada ao CSM/MOpB para restauração e movimentação para o Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AE – 46 / Magirus Deutz / 1975
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AE – 47 (Auto Escada)
Viatura de origem Alemã ( Magirus Deutz ), modelo DL-44, motor Diesel de 8 cilindros e 255 HP refrigerado a Ar, é dotada de escada guincho, confeccionada em aço, com alcance de 46 metros e seu acionamento se faz por sistema hidráulico. Esteve em operação por mais de três décadas, atendendo ao 16º GB na cidade de Capivari, em ações de combate a incêndios e salvamentos em edificações elevadas cujas alturas superavam a 40 metros. Em 2007 foi destinada ao CSM/MOpB para restauração e movimentação para o Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros. AE – 47 / Magirus Deutz / 1975
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AE – 50 (Auto Escada)
Veículo de origem Alemã, dotado de escada guincho, mediante o mecanismo de elevação da escada, suporta uma carga superior a 400 kg e a mais de 3000 kg com esteio, atingia uma altura de 45 metros de comprimento. O tempo em que esteve em operação, trabalhou na região de Campinas no 7º Grupamento de Bombeiros. Restauração realizada pelo CSM/MOpB e posteriormente incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros.

AE – 50 / Mercedes Benz – Mod. Carl Metz – 1953