Cmt

Síntese

Endereços e Telefones

[table “35” not found /]

Após a ocorrência de um grande incêndio em um dos galpões da Companhia Paulista de Trens, aliado à necessidade do Programa de Expansão do Corpo de Bombeiros para as cidades do Interior, em 12 de novembro de 1946, o Comandante do Corpo de Bombeiros da Força Pública do Estado de São Paulo Sr Coronel Índio do Brasil, juntamente como o Secretário da Fazenda Sr Antonio Cintra Gordinho, o Interventor Geral do Estado Sr.

Macedo Soares e o Prefeito do Município de Jundiaí, Dr. José Romeiro Pereira, criaram o Destacamento de Bombeiros de Jundiaí. Inaugurado oficialmente, o Posto de Bombeiros de Jundiaí contou com uma fração de 12 (doze) homens vindos de uma seção de São Paulo – Capital (1º zona) e duas viaturas, um caminhão Chevrolet 1946 doado pela Prefeitura de Jundiaí que servia como Auto Tanque e uma viatura importada American La France 1939, que atendia como primeiro socorro.

O regime de trabalho era de 24 x 24h, os bombeiros além da rotina normal, ajudavam na distribuição de água potável em escolas, hospitais e residências da cidade. Primeiramente instalado nas dependências de um antigo depósito municipal de Jundiaí no bairro do Anhangabaú, permaneceu até o ano de 1953, ano em que foi transferido para o prédio na Rua Zacarias de Góes, permanecendo até o ano de 1971. Em 14 de dezembro de 1971, foi oficialmente inaugurado o atual prédio em que está instalada o primeiro Sub Grupamento de Bombeiros de Jundiaí, à Rua João Batista Curado, 120, no Anhangabaú.

Em 27 de novembro de 2008, através do Decreto Estadual n.º 53.733 foi criado o Décimo Nono Grupamento de Bombeiros com sede em Jundiaí, tendo sua publicação no Diário Oficial do Estado n.º 225 de 28 de novembro de 2008.

Hoje o Décimo Nono Grupamento de Bombeiros fica sediado à Rua Culto a Ciência n.º 25, Bairro Vila Virgínia, na cidade de Jundiaí sendo comandado pelo Tenente Coronel PM ELI JOSÉ TAVARES, tendo sob seu comando o 1º Subgrupamento de Bombeiros que abrange os municípios de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Cabreúva, Itupeva, Vinhedo, Louveira e Valinhos, bem como o 2º Subgrupamento de Bombeiros que abrange as cidades de Bragança Paulista, Vargem, Morungaba, Tuiuti, Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Joanópolis, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Itatiba, Amparo, Pedreira, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia e Águas de Lindóia, totalizando 28 municípios com cerca de 1.300 Km² de área e quase 1,5 milhão de habitantes.