Institucional

Escola Superior de Bombeiros

A formação técnica é um dos pilares do Corpo de Bombeiros de São Paulo. A Escola Superior de Bombeiros, ESB, é referência na disseminação do conhecimento na área de prevenção e combate a incêndios e emergências, recebendo profissionais de vários países. Do início rudimentar, com a organização dos primeiros manuais de instrução no começo do século XX, até a estruturação deste que é considerado o maior centro de treinamento de bombeiros da América Latina, no município de Franco da Rocha, passaram-se mais de 60 anos.


A história da ESB remonta ao ano de 1964, com a implantação da Companhia Escola de Bombeiros nas dependências da 4ª Companhia, no bairro do Cambuci (antiga 3ª e atual instalação do 1º Grupamento de Bombeiros). Em 1967, a escola foi transferida para uma área ampla, mas com instalações improvisadas, na invernada do Barro Branco (onde funcionava e funciona até hoje a Academia de Polícia Militar do Barro Branco), como Centro de Instrução e Adestramento, CIAd.

No final de 1985, o CIAd precisou desocupar o local, sendo realocado em condições precárias, sob a denominação de Centro de Instruções de Bombeiros, CIB, no prédio do Comando do Corpo de Bombeiros, na Praça Clóvis Beviláqua, no centro da capital. Já como Centro de Ensino e Instrução, CEIB, na década de 1990, foi preciso valer-se também de instalações do 4º e 8º Grupamentos para a especialização de motoristas, soldados e sargentos, até a transferência para sede definitiva, em 1999, ainda como CEIB, atual ESB.

A estrutura do atual núcleo de formação foi erguida em um terreno de 108,9 hectares (1.890.000 m²) em Franco da Rocha, Região Metropolitana de São Paulo. Às margens do Rio Juqueri e do Reservatório Paulo de Paiva Castro, o espaço pertencia à Secretaria da Saúde, passando depois para as mãos da Secretaria de Segurança Pública, já prevendo a construção de um local para a formação e especialização de bombeiros.

São 37,6 mil m² de área construída e uma ampla invernada, onde são realizados os mais diversos treinamentos. Nas instalações estão 32 salas de aula, alojamento para 768 alunos, quatro refeitórios, duas torres de treinamento para combate a incêndio e salvamento em altura, uma pista para treinamento de busca e resgate em estruturas colapsadas, galerias subterrâneas para treinamento em espaço confinado e três pistas para exercícios de combate a incêndios.

A estrutura de treinamento mais recente, inaugurada em março de 2016, é chamada de Cidade do Fogo e pode ser considerada uma das pistas de simulação mais completas do mundo. Formada por seis estações de treinamento para combate a incêndio estrutural, que permitem simular diversos cenários de fogo em locais fechados como uma casa térrea, um sobrado e um andar de hotel, a pista aproxima o treinamento de condições reais.

A escola conta com cerca de 220 professores (98% bombeiros), que se dividem em sete departamentos de ensino: produtos perigosos, resgate, salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura, combate a incêndio e educação física. Para integrar o corpo docente da ESB é preciso que o candidato tenha anuência de seus superiores e que seu currículo seja aprovado pelo comando da escola, verificando-se em especial sua capacitação e experiência profissional.

Mais de 2.000 alunos recebem treinamento na ESB todos os anos. Afora os quatro cursos de capacitação para cabos, soldados, sargentos e tenentes, com duração entre seis meses e um ano, a escola oferece 14 cursos de especialização, atraindo não só quem deseja seguir como bombeiro quanto profissionais de outras áreas como médicos, enfermeiros, equipes de emergência e membros das Forças Armadas. Além de receber pessoas de todo o Brasil e de outros países, os professores da ESB ministram treinamento em vários Estados.

A ESB ainda apoia o atendimento a grandes ocorrências, bem como abriga eventos como o Seminário Técnico-Científico de Salvamento Veicular – Rescue Days Brasil, o Seminário Técnico-Ci entífico de Combate a Incêndio – Fire Days, e a seletiva estadual e nacional do World Rescue Challenge, Desafio Mundial de Resgate.